domingo, 6 de março de 2011

A Armadura de Deus

É fundamental para o cristão ter a armadura de Deus. Tal armadura é descrita com muito detalhe no livro de Efésios:

No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. (Efésios 6:10)
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. (Efésios 6:11)
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. (Efésios 6:12)
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. (Efésios 6:13)
Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; (Efésios 6:14)
E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; (Efésios 6:15)
Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. (Efésios 6:16)
Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; (Efésios 6:17)
Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, (Efésios 6:18)
E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho, (Efésios 6:19)
Pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar. (Efésios 6:20)

Paulo nos alerta que necessitamos da armadura de Deus para nos proteger das adversidades deste século e da sua perversidade. As nossas tribulações não vem de pessoas ou da natureza, mas sim da parte de Satanás, que nos tenta para a perdição e o pecado.

Portanto, devemos nos vestir completamente com a Armadura de Deus, para que possamos resistir ao inimigo. Vemos que a primeira parte da armadura é o Cinturão da Verdade. Ora, o cinturão se veste na nossa cintura, o ponto de equilíbrio do nosso corpo. A verdade é fundamental para o equilíbrio da nossa vida, e a verdade só encontramos em Cristo Jesus. A Couraça da Justiça vem no nosso peito, simbolizando que a justiça de Deus protege nossa vida e nosso coração.

O Evangelho da Paz é as boas novas que Jesus Cristo anunciou e nos ordenou a pregar (Marcos16:15). São os nossos pés que caminham para a pregação da mensagem de Cristo, portanto, são eles que precisam estar preparados para caminhar em tal missão. O Escudo da Fé é a nossa proteção contra as ameaças, apostasias e ceticismo deste mundo. É pela fé que firmamos o nosso compromisso com Deus, desviando da filosofia vã deste mundo que prega a não existência do Salvador.

O Capacete da Salvação é a nossa certeza que Deus está acima de nós, nos protegendo e guiando. A salvação também nos imuniza contra toda e qualquer influência maligna que possa vir em nossas mentes. Por fim, a Espada do Espírito, que é a Palavra de Deus, é a nossa principal arma contra nossos inimigos, pois a palavra é viva e eficaz (Hebreus 4:12), é o que nos edifica na rocha (Mateus 7:24). É pela palavra que crescemos em Cristo Jesus, e assim podemos confrontar as adversidades nos tempos maus.

Assim, devemos ter todas as partes da nossa armadura para não tropeçarmos. O simples fato de faltar uma peça do vestuário divino nos torna presas fáceis para as armadilhas do inimigo, pois a eficácia da armadura apenas existe se completa. Claro, também devemos, como bons soldados estarmos vigilantes; não podemos cessar a nossa vigília e nossa oração para não cairmos em tentação (Mateus 26:41).

Que Deus te abençoe! 

Um comentário:

  1. E aí Gabriel, é o Matheus,
    entre também no meu blog:
    www.iluminados-mg.blogspot.com

    ResponderExcluir