quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A Natureza do Leão e do Cordeiro

No tópico passado eu escrevi sobre como Jesus é descrito na Bíblia como um Cordeiro e um Leão. Cada qual com a sua personalidade, cada qual com a sua natureza. O Cristo Leão é o mesmo Cristo Cordeiro, mas a cada um cabe uma diferença peculiar, como O Pai, o Filho e o Espírito Santo são um só, mas como três pessoas diferentes na Santíssima Trindade.
A semelhança entre a natureza de Cristo como um leão e um cordeiro é a mesma na natureza divida de Deus, Jesus e Espírito Santo: Jesus veio para nos livrar do pecado através da sua expiação; o Espírito Santo é aquele que nos consola e intercede por nós; e Deus é o todo-poderoso. Logo, a Santíssima Trindade é a manifestação de diferentes naturezas do Divino.
A lógica da natureza de Jesus Leão e Jesus Cordeiro é a mesma. Jesus Cristo Cordeiro é o mesmo Jesus Cristo Leão, ambos são manifestações distintas de Cristo para diferentes naturezas dEle. Encontramos o Cordeiro quando nos arrependemos das nossas transgressões, o seu sacrifício nos redimiu e nos lavou de nossos pecados. O Cordeiro é Jesus Cristo que morreu no nosso lugar para nos dar a salvação eterna e limpar nossa alma das iniquidades.
Já a natureza leônica de Jesus é um pouco mais complexa. O leão, símbolo da autoridade, da força, do poder, ou seja, é como diria Lewis, "um leão que não pode ser domesticado". O Leão Cristo venceu o mundo, e isso o torna digno da nossa adoração, e consequentemente, nossa obediência. O Leão não pode ser vendido, não pode ser comprado e não pode ser negociado. O Leão tem o poder, e isso significa que não há saída: quando ele ruge e usa suas patas, não há retorno. Deus é amor sim, mas ele também é justiça, e as vezes pecamos e deixamos o Senhor entristecido com isso. Pedimos perdão e esperamos apenas ver o Jesus Cordeiro; o Cordeiro nos perdoa, mas temos de aceitar ver também a face do Leão, pois as nossas atitudes geram consequências que devemos suportar. As suas garras e o seu rugido são apenas para a nossa correção, e não para causar dor ou sofrimento.

"Todos gostamos de mostrar as cicatrizes ganhas na batalha; mas nem tanto as feridas causadas pelo chicote."
C.S. Lewis 


Que Deus te abençoe!

Um comentário:

  1. Artigo muito bom e edificante , a natureza de Jesus..o cordeiro e o leão da tribo de Judá. Atos 4:12 "E em nenhum outro há salvação, porque também, debaixo do céu, nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devemos ser salvos."

    ResponderExcluir