sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O Fruto da Figueira

Deus não nos criou como criaturas unicamente espirituais; Ele usa do material, das coisas físicas, para transmitir a sua ideia. O pão, o vinho, o chofar são exemplos de coisas que Deus usa para falar aos nossos corações; Ele gosta da matéria, pois foi Ele que a criou.
A obra de Deus é tão perfeita que a natureza clama pela Sua lei. Podemos observar o profeta Habacuque orando ao Senhor, dizendo:
"Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado. (Habacuque 3:17);
todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. (Habacuque 3:18);
O Senhor Deus é minha força, ele fará os meus pés como os da corça, e me fará andar sobre os meus lugares altos. (Habacuque 3:19)"
O figo é uma das frutas essenciais do judaísmo, como a uva e a oliva, assim como suas respectivas árvores. Todas estas frutas representam alguma coisa de importante na Bíblia. A figueira é uma planta peculiar por vários motivos: Não se reproduz facilmente, dependendo de certos animais para este papel. Suas flores desabrocham perto do verão, quando é o momento para as frutas nascerem. A figueira é uma árvore forte, e precisa de muita água para viver. Portanto, a figueira não florescer significa que tem alguma coisa que não está certa; são os problemas que enfrentamos na vida.
O profeta não esconde o domínio de Deus sobre todas as coisas, inclusive sobre sua vida. Ele clama que ainda que tudo esteja de mal a pior, onde não se pode ver uma saída no futuro, mesmo que não haja promessa de melhora e o presente seja tão assustador quanto, mesmo com tudo isso, ele se alegraria no Senhor, bendizendo o Seu nome e declarando a salvação divina.
Da mesma forma em que glorificamos Ele nas boas coisas, devemos glorificá-lo também na tribulação (I Tessalonicenses 5:18). Não devemos nos abalar nos nossos problemas, mas buscar a força no nosso Senhor, pois apenas Ele nos fortalece para superarmos os desafios cotidianos (Filipenses 4:13). Não podemos deixar que a emoção da situação tome conta de nós, mas focarmos sempre ao alvo, que é Jesus, alegrando-se na glória dEle. Este é o fruto da figueira.

Que Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário