segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Pra quê tantos livros de auto-ajuda?

Sexta-feira passada resolvi passar em uma livraria para ver algum novo título para ler. Entre as estantes dos lançamentos, dos mais vendidos, de literatura estrangeira e de literatura infanto-juvenil, estava ali uma estante que me chamou a atenção: Livros de auto-ajuda.
O apóstolo Paulo já disse que "remindo o tempo, porquanto os dias são maus" (Efésios 5:16). Ligamos nossa televisão ou lemos o nosso jornal diário e vemos tragédias, fome, desespero e guerras. Além do mais, a nossa vida pessoal também é afetada pela perversidade dos tempos atuais: as vezes, estamos desempregados, ou desmotivados, ou tristes com o que acontece na nossa vida.  E é aqui que o o segmento de livros de auto-ajuda se aplicam: em nossa fraqueza cotidiana, onde tentam nos aconselhar para uma melhora permanente das nossas vidas.
Confesso que eu já pensei, há muito tempo atrás, que se estes escritores de auto-ajuda sabiam como resolver os seus problemas (e os meus também), eu também tinha a capacidade de resolvê-los por mim mesmo. Este é o grande erro do ser humano (e que Satanás adora explorar) é achar que nós somos capazes de lidar com tudo por nós mesmos, sem a interferência de Deus. Além do mais, ventos de pensamentos ateístas dizem que acreditar em um Deus todo-poderoso seria o mesmo que querer abdicar das nossas responsabilidades para com a vida.
Eu discordo.
Davi, o grande Rei de Israel, também foi o principal salmista da Bíblia. Em seus diversos salmos, encontramos um rei de um dos maiores impérios do Oriente Médio Antigo clamando e declarando que sem o auxílio de Deus, o grande Rei islaelita não é nada. O salmista, em diversos trechos da Bíblia, diz que "a sua própria vida está nas mãos do Senhor" (Salmo 31:15), que "o Senhor é o seu pastor e nada lhe faltará" (Salmos 23:01), que "Deus é o seu refúgio e fortaleza" (Salmos 91:02), e que "na sua angústia ele clamou ao Senhor, e Ele o respondeu" (Salmos 120:01).
Portanto, observamos que a vida de Davi era completamente dependente de Deus. Quando Davi tinha problemas, ele corria para os braços do Pai, como uma criança que sabe que o pai sempre a protegerá. Mas também como um grande adorador e servo, que sabe que não há outro lugar para ele descansar, a não ser no conforto de Deus. E na nossa vida não deve ser assim?
Quando temos dificuldades, devemos entregar todo o nosso fardo ao Pai, pois somos dependentes da Sua Graça. Não é vergonha ou sinal de fraqueza isso; dizendo para Deus que precisamos do Seu auxílio, estamos afirmando que não podemos resolver nada pelas nossas mãos; que nossos problemas são inferiores ao poder dEle; e que somos dependentes dele, e assim, que Ele escolha o melhor para a nossa vida. Afirmar que ser dependente de Deus é afirmar que Deus está no controle da sua vida, e a sua vida será glorificada para o reino dEle.
Portanto, não vejo razão plausível para tantos livros de auto-ajuda. A única ajuda que precisamos é da ajuda dEle, pois "a Sua graça nos basta" (II Coríntios 12:09). Ele nos quer ser cheios da Sua graça e glória, e não com problemas. Quando você estiver passando por uma tempestade, não busque os homens, mas sim a Deus, pois Ele te ajudará nos momentos em que você precisar. Como o próprio Jesus disse, "pois todo aquele que pede, recebe" (Mateus 7:8).

Que Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário