terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O Leão e o Cordeiro

Digo que uma das características mais marcantes para mim no Cristianismo é a sua representação de Jesus Cristo como dois animais distintos e opostos: O Leão e o Cordeiro. Ambos os animais são descritos separadamente em diversos trechos da Bíblia, mas para este texto, foco-me neste trecho em especial:
E disse-me um dentre os anciãos: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e romper os sete selos. (Apocalipse 5:5)
Nisto vi, entre o trono e os quatro seres viventes, no meio dos anciãos, um Cordeiro em pé, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus, enviados por toda a terra. (Apocalipse 5:6)
João, o apóstolo de Cristo, que havia sido exilado na prisão da ilha de Patmos por amor ao salvador Jesus, obteve a revelação dos tempos finais, e os escreveu no livro de Apocalipse, o chamado Livro da Revelação. No capítulo 5, João tem uma visão de um grande livro, selado por sete selos. Um anjo pergunta quem é digno de abrir o livro, entretanto, ninguém nos céus e ninguém na terra foi achado com tal dignidade para abrí-lo, tampouco para vê-lo. E então, João chorou muito, pois ninguém foi encontrado para abrir o livro selado.
Então, vemos a primeira representação de Jesus Cristo como o Leão. O ancião diz para João não chorar, pois o Leão da Tribo de Judá venceu para abrir e romper o livro. E, assim, o Leão rompe os sete selos, e abre o livro, e o apóstolo então vê dentro do livro, o Cordeiro, como havendo sido morto, com os sete espíritos de Deus.
Nesta passagem citada, vemos com certa clareza que Jesus é tanto o Leão quanto o Cordeiro. Entretanto, há outras pessagens na Bíblia que citam com sutileza as naturezas de leão e cordeiro para Jesus Cristo. Por exemplo, quando Jacó abençoa os seus filhos, ele declara que "Judá é um leãozinho" (Gênesis 49:9). Ora, a raíz de Jesus Cristo (Mateus 1) foi declarado pelo seu pai como um leão. Assim, a Bíblia nos diz que Jesus é da descedência de Judá, filho de Jacó, e que a profecia de Jacó foi cumprida através de Jesus Cristo, o Leão da Tribo de Judá.
Vemos no versículo seguinte a continuação da benção de Jacó à Juda: "O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de autoridade dentre seus pés, até que venha aquele a quem pertence; e a ele obedecerão os povos" (Gênesis 49:10). O cetro, símbolo do poder de um rei, demonstra a linhagem real que Jesus herdou; se lermos o primeiro capítulo do livro de Mateus, verificamos que Jesus Cristo é da linhagem do Rei Davi. Além disso, esta é mais uma profecia que Jesus nasceu para ser o Rei dos Reis. O bastão da autoridade representa a autoridade que percente à Ele, como Senhor dos Senhores ("Todos os reis se prostrem perante ele; todas as nações o sirvam" - Salmos 72:11).
Quanto ao Cordeiro, verificamos a profecia da vinda de Jesus quando Deus instrui Moisés quanto ao rito da Páscoa: cada família deveria escolher um cordeiro sem mácula ou defeito, imolá-lo ao entardecer, e passar o sangue do sacrifício nos umbrais e verga da porta. Cada família comeria a carne do cordeiro assada em fogo, acompanhada de pães sem fermentação, pois passaria naquela noite o Anjo do Senhor, e feriria o primogênito da casa onde não houvesse a marca de sangue (Êxodo 12:1-28). A Páscoa instituida pelo Senhor era o anúncio da vinda do Cordeiro de Deus, para nos redimir dos nossos pecados. Quando Jesus celebrou a última Páscoa, Ele mesmo se tornou o Cordeiro Vivo, Santo e Imaculado da Páscoa, se apresentando como sacrifício espontâneo (Efésios 5:2), desta vez não para nos livrar da opressão do Egito e da décima praga egípcia, a Morte, mas para nos conceder a salvação eterna e nos livrar da opressão de Satanás e do pecado.

Graças a Jesus Cristo: O Cordeiro e o Leão da Tribo de Judá!

Que Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário